QUEBRA-CABEÇAS
concepção e imagens
“Quebra-Cabeças” é uma publicação em duas partes, em que são apresentadas duas narrativas visuais, construídas sobre o mesmo grid – uma referência à malha encontrada em mapas impressos –, e com o mesmo tema: o processo de gentrificação nas grandes cidades. Tal processo é mostrado, nesse projeto, através das mudanças conduzidas na paisagem urbana do Rio de Janeiro, em função da Copa da Mundo de 2014, e às Olimpíadas de 2016.
Na primeira das narrativas, “Labirinto”, o grid é usado sobre o mapa da área central da cidade. A cada página, módulos são deslocados e sobrepostos, como um quebra-cabeças, em uma metáfora direta e irônica às mudanças do sistema viário e da paisagem de uma cidade que se torna irreconhecível para quem nela vive. Em “Vazios”, a narrativa seguinte, o grid é mostrado como espaços brancos, vazios, sobrepondo-se à fotografia de uma favela, até o seu desaparecimento. Cada espaço carrega a inscrição “SMH”, sigla para Secretaria Municipal de Habitação, seguida de um código numeral. Essas inscrições foram pintadas por funcionários da prefeitura do Rio de Janeiro nas paredes de casas no Morro da Providência, indicando quais construções deveriam ser demolidas, numa ação que se deu da noite para o dia – parte do plano de urbanização da cidade, que deixou centenas de pessoas nas ruas.




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