NÃO SE VIVE POR NADA
programação visual

“Ele, em uma ilha deserta, busca pela inconsciência.
Ela recorda um tempo inexistente, em que ele a buscava.”

Identidade e programação visual para o curta-metragem “não se vive por nada”, obra sensorial, de natureza delicada e sutil, projeto do diretor Rafael Bertelli, com Sara Bonfim.

O trabalho tem início com a identificação dos elementos e das relações que estruturam o filme:
– o duplo: o homem e a mulher, em um diálogo que não se concretiza, em palavras não ouvidas. Sua relação de distanciamento e o desejo de reencontro, de si, e do outro
– o silêncio: a interiorização das palavras, as coisas ditas apenas em pensamento
– a imensidão: a contemplação do espaço aberto, do lugar sem fim
– a simetria na construção do texto, nos rostos dos personagens, na contraposição do espaço íntimo, da casa, e do espaço externo, da natureza
– o azul: do céu, do mar

Conhecidos estes elementos, são estabelecidas algumas diretrizes compositivas que possam representá-los visualmente. É possível, assim, amarrar as informações obtidas, e certificar-se de que todas as decisões do projeto são orgânicas, intrínsecas às características da obra que deve identificar.

o duplo:
integração dos dois universos encontrados
a imensidão:
relação de escala entre elementos
o silêncio:
construção do espaço vazio
a contemplação / a busca, o movimento:
do posicionamento entre elementos

O resultado foi construído com a contraposição dos universos dos dois personagens, usando cenas do filme para representar seu distanciamento e seu desejo de reencontro. Sobre as imagens foi aplicado um tom de azul que remete às paisagens apresentadas – o material de divulgação foi impresso em preto sobre papel azul, simplificando e barateando a sua produção. A tipografia adotada em todo o material é delicada, de desenho gracioso e sutil, como uma resposta às palavras ditas em silêncio, ao que se mantém subliminar.

LAZARUS

LAZARUS

teatro: vídeo-cenários

FALA COMIGO DOCE COMO A CHUVA

FALA COMIGO DOCE COMO A CHUVA

teatro: design gráfico

CRIANOMICS

CRIANOMICS

identidade visual

CAMPO DAS ARTES

CAMPO DAS ARTES

identidade visual

CADA VEZ MAIS PERTO: CATÁLOGO

CADA VEZ MAIS PERTO: CATÁLOGO

catálogo: projeto gráfico

CADA VEZ MAIS PERTO

CADA VEZ MAIS PERTO

identidade visual

NOVOS MAFUÁS

NOVOS MAFUÁS

livro: projeto gráfico e design

SUPERSIMETRIA

SUPERSIMETRIA

disco: design gráfico

TIJUCÃO CULTURAL TRANSBORDA

TIJUCÃO CULTURAL TRANSBORDA

evento: catálogo digital

CHOVE

CHOVE

livro: concepção, imagens e design

CHOVE: EXPOSIÇÃO

CHOVE: EXPOSIÇÃO

projeto expográfico

CHOVE: OFICINA

CHOVE: OFICINA

oficina artística

QUEM VEM LÁ?

QUEM VEM LÁ?

disco: ilustrações e design

PEDRO OSMAR, PRÁ LIBERDADE QUE SE CONQUISTA

PEDRO OSMAR, PRÁ LIBERDADE QUE SE CONQUISTA

filme: direção de arte e design

RE-ROUPA

RE-ROUPA

identidade visual

MUCHA GALERIA

MUCHA GALERIA

identidade visual

QUANDO CHOVE TUDO SAI DO LUGAR

QUANDO CHOVE TUDO SAI DO LUGAR

fotografia

CITADINOS

CITADINOS

gravuras

CARVÃO

CARVÃO

disco: direção de arte e design

NÃO SE VIVE POR NADA

NÃO SE VIVE POR NADA

filme: design gráfico

LAHR

LAHR

identidade visual

UM CÉU PRA CADA QUANDO

UM CÉU PRA CADA QUANDO

fotografia

DE MAR E SILÊNCIO

DE MAR E SILÊNCIO

gravuras

O INCRÍVEL MENINO PRESO NA FOTOGRAFIA

O INCRÍVEL MENINO PRESO NA FOTOGRAFIA

teatro: design gráfico

MARION

MARION

livro-objeto: concepção e design

O LIVRO DO RISO E DO ESQUECIMENTO

O LIVRO DO RISO E DO ESQUECIMENTO

livro-objeto: concepção e design

ABAPORU

ABAPORU

identidade visual

GABRIELA MAZEPA

GABRIELA MAZEPA

identidade visual

ARTENOVE

ARTENOVE

identidade visual

PORTAS

PORTAS

publicação: concepção, imagens e design

AUSÊNCIAS

AUSÊNCIAS

publicação: concepção, imagens e design

AS CORDAS QUE PRENDEM AS SOMBRAS

AS CORDAS QUE PRENDEM AS SOMBRAS

fotografia

QUEBRA-CABEÇAS

QUEBRA-CABEÇAS

publicação: concepção, imagens e design

DIVAGAÇÕES

DIVAGAÇÕES

gravuras

O DESAPARECIMENTO DO ELEFANTE

O DESAPARECIMENTO DO ELEFANTE

teatro: vídeo-cenários

CHOVE: UMA NARRATIVA VISUAL

CHOVE: UMA NARRATIVA VISUAL

livro: concepção, imagens e design

DESENHOS DE CHUVA: DIA

DESENHOS DE CHUVA: DIA

gravuras

DESENHOS DE CHUVA: NOITE

DESENHOS DE CHUVA: NOITE

gravuras

DESACERTO

DESACERTO

filme: design gráfico

VASTA CIDADE, FESTA DE ALGUÉM

VASTA CIDADE, FESTA DE ALGUÉM

disco: imagens e design

ABAPORU

ABAPORU

identidade visual

CARLOS MOTTA E A VIDA

CARLOS MOTTA E A VIDA

livro: projeto gráfico

CAIXAPRETA

CAIXAPRETA

identidade visual

INVENÇÃO DE MOREL

INVENÇÃO DE MOREL

livro-objeto: concepção e design

A LADEIRA DA MEMÓRIA

A LADEIRA DA MEMÓRIA

intervenção urbana: concepção e design

MEU MEDO

MEU MEDO

filme: direção de arte e design

OS ALTRUÍSTAS

OS ALTRUÍSTAS

teatro: grafismos

ALL I NEED

ALL I NEED

filme: direção de arte

SILÊNCIO E SOMBRAS

SILÊNCIO E SOMBRAS

filme: direção de arte e design

LABIRINTO

LABIRINTO

gravuras / site: concepção, imagens e design

NÚCLEO P3

NÚCLEO P3

identidade visual

O CASTELO DO BARBAZUL

O CASTELO DO BARBAZUL

teatro: vídeo-cenários

AS NOIVAS DO BARBAZUL

AS NOIVAS DO BARBAZUL

gravuras

THOM PAIN – LADY GREY

THOM PAIN – LADY GREY

teatro: grafismos

DELÍRIOS

DELÍRIOS

gravuras

CICATRIZES

CICATRIZES

gravuras

PORCELANAS

PORCELANAS

gravuras

CÉREBROS

CÉREBROS

campanha: direção de arte e ilustrações