MUCHA GALERIA
identidade visual
Desenvolvimento do sistema de identidade visual da Mucha Galeria, mostra de arte sustentável que teve sua primeira edição apresentada em um conjunto de containers instalados temporariamente no CIC (Cidade Industrial de Curitiba), entre outubro e novembro de 2016. Suas principais características foram definidas em torno de conceitos do slow design, que norteiam todo o projeto, adaptados à sua expressão gráfica:
– adaptabilidade / transformação: sistema aberto, que possa ser reconfigurado para servir a diferentes temas e situações, refletindo a natureza do evento.
– longevidade: conjunto sintético e objetivo, tornando-o menos suscetível a variações da linguagem vigente, com uso de poucos elementos, de formas geométricas simples, e uma única família tipográfica, de desenho legível, sem ornamentos.
– redução: paleta cromática reduzida, com preto, branco, e a incorporação das cores dos suportes em que a marca é aplicada. Isso evitaria o uso de pigmentos tóxicos e, também, reduziria o uso de energia em sua apresentação digital.
– reutilização / ressignificação: impressão usando carimbos, stencil e serigrafia – técnicas artesanais cujas matrizes podem ser reutilizadas, causando menor impacto ambiental pela redução de materiais exigidos na produção; uso de papel kraft (de produção simples, sem pigmentos), papeis reciclados, sobras de gráficas e papeis descartados (outdoors, cartazes, jornais, revistas, etc.), como bases para o material de divulgação.
– uso de recursos locais: buscar fornecedores locais de papeis e serviços.



A identidade é abordada como um espaço expositivo, uma moldura para objetos, imagens, ideias; e um convite à participação e à transformação, ao constante movimento. Sua forma é elástica, e as palavras que a compõem podem ser rearranjadas sobre seu desenho, desde que seja mantida a ideia do ciclo, na iconografia comumente associada à sustentabilidade. Fotografias e desenhos podem ser usados como elementos complementares à marca, trazendo, por associação, informações específicas do evento – imagens que representem o tema abordado, obras que serão expostas, mapas, etc.
Fotos por Karla Keiko




A sinalização do evento é feita com adesivagem nos próprios containers, reduzindo o custo de produção e evitando o desperdício de materiais. A identidade é usada para emoldurar as cores, texturas e eventuais símbolos e imagens aplicadas nas superfícies internas e externas de cada conteiner; o uso de elementos grandes trazem maior impacto e tornam a comunicação mais clara e objetiva.




- categorias:
- Todos
- artes visuais
- identidade
- editorial
- gráfico
- online
- ilustrações
- espaços
- filmes