CADA VEZ MAIS PERTO
identidade visual
Ana Rocha, curadora da exposição Cada Vez Mais Perto, apresentou a um grupo de artistas o desafio de criar obras fora dos espaços e protocolos indicados por galerias e museus para ocupar lugares explicitamente urbanos, distribuídos em rede pelo centro de Curitiba, no caminho das pessoas. Com isso se buscava, por um lado, um maior engajamento do artista com a vida cotidiana, incluindo espaços não especializados para a realização de suas práticas; por outro, trazia a intenção de aproximar o transeunte, habitante comum da cidade, da produção artística contemporânea, oferecendo outras camadas de percepção do dia-a-dia, a experienciação da cidade de forma poética.
O sistema de identidade visual criado para a exposição usou essa dualidade como base, sempre contrapondo duas narrativas/lugares visualmente distintos – o universo do cotidiano urbano, e o da experiência artística – traçadas paralelamente, e que, em alguns pontos, se tocam e se sobrepõem.
NOME
O nome é duplicado e articulado no espaço, permitindo traçar entre as palavras diferentes relações de proximidade e afastamento. As características da fonte monoespaçada permitem que uma nova forma seja definida quando os elementos são sobrepostos, sugerindo as arestas de um quadrado, forma usada como ícone da exposição.
CORES
Cada elemento do sistema é tornado singular por sua cor. O uso de cores contrastantes, o preto para o espaço da arte, e o azul para o espaço urbano, permite a identificação e leitura de cada uma dessas palavras/lugares mesmo quando são sobrepostos. Assim, diferencia-se o que é relacionado à exposição (sua apresentação, a apresentação dos artistas e de seus trabalhos, e também os trajetos entre essas obras) das referências feitas à cidade, seus lugares e caminhos.
ESPAÇOS
Formas tridimensionais simples informam a ideia de espaços, atuando como ícones, usados isoladamente, ou em composições mais complexas, para formar paisagens gráficas/urbanas. Preenchidas em preto, constróem espaços opacos, intransponíveis; desenhadas apenas as suas arestas, indicam lugares transparentes. A soma dessas formas indica o espaço construído por essa experiência.
DISTENSÃO
O cubo é usado como a forma principal para essa representação. Variações dessa forma inicial, seu prolongamento vertical e horizontal, podem indicar a figura simplificada de prédios e casas, trazendo maior riqueza ao sistema, que passa a operar como uma representação esquemática da cidade. Os espaços transparentes podem ainda se distender e contrair em relação às suas contraformas opacas, como um redesenho da experiência desses lugares, acrescentando ao sistema uma possibilidade de estranhamento e poesia.

COMBINAÇÕES
O sistema de identidade visual da exposição é sintético o suficiente para que seus elementos possam ser combinados com alguma liberdade, mantendo uma linguagem consistente e a clareza na comunicação de suas mensagens, tanto em meio impresso como em canais digitais. Abaixo, alguns dos diferentes posters que foram criados para divulgação do evento.
MATERIAIS DE COMUNICAÇÃO
FOLDER + MAPA
A exposição Cada Vez Mais Perto foi concebida como um circuito aberto, com obras dispostas em rede no centro histórico de Curitiba. Para apresentação dos possíveis trajetos desenhados entre essas obras, foi desenvolvido um mapa da região que trazia, ainda, os conceito da exposição, informações sobre os artistas, seus trabalhos e os espaços que ocuparam. Foram produzidas dois mil exemplares do folder + mapa, distribuídos ao longo de toda a exposição àqueles que passavam pelo centro.

SINALIZAÇÃO
O projeto de sinalização da exposição exigia a absorção de sua transitoriedade, e da natureza dos espaços que ocupava – ruas, praças, centros comerciais, edifícios residenciais, casas depredadas, há muito desocupadas. A sinalização externa foi feita com cavaletes de madeira, elementos leves que poderiam ser montados, posicionados, reposicionados e desmontados com facilidade.
A sinalização interna, da mesma forma, usou quadros com base em madeira, leves e portáteis, informando o público sobre a obra apresentada em cada espaço.

- categorias:
- Todos
- artes visuais
- identidade
- editorial
- gráfico
- online
- ilustrações
- espaços
- filmes