a lacuna não como espaço vazio, mas como um lugar de possibilidades

A Lacuna é um estúdio de design interdisciplinar que atua principalmente na área cultural, em intersecções entre design, artes visuais, cinema, moda, música e artes cênicas. Sua produção inclui desde livros, discos, identidades visuais, sinalização e peças de comunicação para exposições, a cenários e artes conceituais para filmes.

O estúdio trabalha com projetos comissionados, colaborativos e autorais, aliando trabalhos realizados para um cliente ou como parte de uma equipe, ao exercício propositivo e independente.

um espaço para construção visual de ideias, histórias e experiências

Nos trabalhos desenvolvidos pelo estúdio, existe a convergência de áreas de atuação, plataformas e ferramentas: a busca por situações limítrofes, permeadas pela racionalidade e objetividade do design, e pela expressividade – algo de lírico, algo de lúdico –, muito própria das artes visuais. Estes trabalhos, de design, direção artística e criativa, projetos editoriais, de identidade e comunicação visual, têm como objetivos:

estruturar informações e conceitos
Cada projeto traz um universo novo de informações. A análise, síntese e estruturação destas informações permitem a construção de uma base conceitual sólida para a produção de respostas, de soluções.

estabelecer diálogos
O design é usado como ferramenta para estabelecer, qualificar e intensificar diálogos com o público que se deseja alcançar, seja na apresentação de uma marca, das obras em uma galeria, das músicas de um disco, da história contada em um filme, uma peça, um livro.

criar experiências
Da construção visual de ideias, novas camadas de significados são dispostas, e, com elas, novas experiências são ativadas. O objetivo é ampliar o alcance da comunicação, e fortalecê-la, trazer expressão, emoção, arrebatamento.